Regra do Espaço à Boia - 18

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Regra do Espaço à Boia - 18

Mensagem por BOEING747 em Sex Out 07 2011, 14:36

Aqui fica o ponto de partida para a pedagogia do Xavex:

AS BALIZAS E OBSTÁCULOS
As regras da Secção C não se aplicam numa baliza de largada rodeada de água navegável, incluindo a sua amarra, desde o momento em que os barcos se estão aproximando dela para largar e até que a tenham passado. Quando se aplica a regra 20, as regras 18 e 19 não se aplicam.


18 ESPAÇO NA BALIZA

18.1 Quando se Aplica a Regra 18
A regra 18 aplica-se entre barcos que devem deixar uma baliza pelo mesmo bordo e pelo menos um deles está na área. No entanto, não se aplica:
(a) entre barcos com amuras opostas e à bolina para ganhar barlavento,
(b) entre barcos com amuras opostas quando o rumo correcto na baliza para um deles, mas não para os dois, é virar por davante,
(c) entre um barco que se aproxima de uma baliza e um que a está deixando para trás, ou
(d) quando a baliza é um obstáculo contínuo, e nesse caso aplica-se a regra 19.

Ou seja: só quando vão os dois no mesmo bordo é que pode haver sobreladeamento e só nessa circunstância é que é aplicada esta regra.

18.2 Concedendo Espaço na Baliza
(a) Quando os barcos estão sobreladeados o barco exterior deve conceder espaço na baliza ao barco interior, excepto se a regra 18.2(b) se aplicar.
(b) Se os barcos estão sobreladeados quando o primeiro deles chega à área, o barco exterior deve, a partir desse momento, conceder espaço na baliza ao barco interior. Se um barco está livre pela proa quando chega à área, o barco livre pela popa deve, a partir desse momento, conceder espaço na baliza ao outro barco.

Ou seja, resumindo: se não houver impedimento por causa de outros barcos, o barco exterior deve dar sempre espaço ao interior, desde haja sobreladeamento.


QUANDO OS BARCOS SE ENCONTRAM

(c) Quando um barco é obrigado a dar espaço na baliza pela regra 18.2(b), ele deve continuar a fazê-lo mesmo que, mais tarde, o sobreladeamento seja interrompido ou começar um novo sobreladeamento. No entanto, se qualquer dos barcos passar de proa ao vento ou se o barco com direito a espaço na baliza deixar a área, a regra 18.2(b) não mais se aplica.
(d) Se existir razoável dúvida de que um barco tenha estabelecido ou interrompido um sobreladeamento em devido tempo, presume-se que o não tenha conseguido.
(e) Se um barco livre pela popa estabeleceu um sobreladeamento interior e, desde o momento em que o sobreladeamento se iniciou, o barco exterior estiver impossibilitado de conceder espaço na baliza, ele não é obrigado a fazê-lo.

Ou seja, resumindo e simplificando o essencial: se quem vai a sobreladear (pelo interior) virar de bordo, perde o direito de aplicar esta regra e nos MM's, dificilmente há tempo de ver se é estabelecido um novo sobreladeamento com a próxima viragem e o que diz a alinea seguinte é que em caso de dúvida considera-se que não. Finalmente, só se é obrigado a dar espaço se não houver outro barco a impedir.

18.3 Virar por Davante Aproximando-se da Baliza
Se dois barcos se aproximam de uma baliza com amuras opostas e um deles muda de amuras, ficando sujeito à regra 13 no interior da área,
enquanto o outro está alcançando a baliza, daí em diante, a regra 18.2 não se aplica. O barco que mudou de amuras:
(a) não obrigará o outro barco a velejar acima de um rumo de bolina cerrada para evitar o contacto nem impedirá o outro barco de passar a baliza pelo lado requerido, e
(b) deve conceder espaço na baliza se o outro barco estabelecer sobreladeamento pelo seu interior.

Aqui não levanta dúvidas!

18.4 Virar em Roda
Quando um barco interior sobreladeado com direito a rumo tiver de virar em roda numa baliza para velejar o seu rumo correcto, até virar em roda não passará mais afastado da baliza do que o necessário para velejar naquele rumo. Esta regra 18.4 não se aplica numa baliza de uma porta.

Aqui sou eu que tenho dúvidas! Mas parece-me que o barco interior tem direito a espaço normalmente, relativo a estar estabelecido o sobreladeamento, excepto (aqui está a minha dúvida...) se a rondagem se der num gate???

18.5 Exoneração
Quando um barco está ocupando espaço na baliza ao qual tem direito, será exonerado se:
(a) infringir uma regra da Secção A como resultado do outro barco ter falhado em conceder-lhe espaço na baliza, ou
(b) infringir uma regra da Secção A ou as regras 15 ou 16, navegando no seu rumo correcto para rondar a baliza.

Aqui diz-se resumidamente que não seremos penalizados se não conseguirmos cumprir a regra por causa de outro barco.

Se calhar também valia a pena explicar como se estabelece o sobreladeamento, mas deixo isso para o Xavex.
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Re: Regra do Espaço à Boia - 18

Mensagem por crebelo em Sex Out 07 2011, 16:20

depois desta excelente explicaçao tenho que admitir que errei ao julgar a situaçao entre o Xavex e o Eduardo Reis na boia de Bolina, assim sendo peço desculpa ao Xavex pelo meu erro.
Juri tambem se engana de vez em quando....

Cumprimentos
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Re: Regra do Espaço à Boia - 18

Mensagem por Ruben Luis em Sex Out 07 2011, 19:21

Rebelo são coisas que acontecem a todos..

Eu tenho um caso no parque das Nações de ter chamado o Ramos atrás e afinal tinha sido o Zé Pedro Oops

Desculpa Ramos Shocked e sim via-se depois na foto lol!

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Re: Regra do Espaço à Boia - 18

Mensagem por xavex em Sex Out 07 2011, 21:10

Olá!

Olha Rebelo, não aceito as tuas desculpas por 3 razões.

1ª- Possivelmente só terás reparado no incidente tardiamente e não terás tido a oportunidade de avaliares a situação a 100%.

2ª- É impossivél a 1 só juri de mar ter uma completa visão sobre 26 barcos em regata que se extendem por todo o campo de regata.

3ª- Acho que tu e o Filipe estiveram espectaculares no vosso desempenho, melhor era impossivél de fazer.

Como tal não tens de te desculpar de nada, e pela minha parte não há nada a desculpar.

Faço minhas as palavras do João Ramos, dás muito menos prejuizo como júri do que em regata (menos um barco à minha frent) eheheheh.
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Re: Regra do Espaço à Boia - 18

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